terça-feira, 6 de abril de 2010

A Casa da barbie - Shangai



Acho que muita menina por aí já gostou ou ainda gosta do mundo fantástico rosa da Barbie.
Quem mora em Shangai, ou quem está indo passar por lá, agora poderá conferir A Casa da Barbie projetada pela Slade Architecture e com consultoria de design de lojas por Chute Gerdeman.Em comemoração aos 50 anos da Barbie, a Mattel abriu a primeira loja conceito da Barbie, em Shangai, na China. Até quem não é mais criança pode se emocionar com o espírito e o clima de fantasia rosa-pink da Barbie.


A loja possui 6 pavimentos, que ocupa uma área de mais de 3000m², e uma imensidão de detalhes criados especialmente para traduzir a ideologia da boneca mais querida e famosa do mundo.





Chute Gerdeman criou 2 experiências de fazer qualquer menina enlouquecer: a passarela de desfiles da Barbie (Barbie Fashion Runaway) e o Design Center. Na primeira elas se tornam modelos reais, e podem escolher roupas, acessórias, estilizar cabelo e fazer maquiagem, para desfilar na passarela rosa, em frente a um público de verdade, iluminação de verdade, e ainda ganham uma capa de revista personalizada e um book fotográfico com assinatura da Barbie.


No Design Center, elas entram em contato com as técnicas de design para criação das bonecas, e aí podem criar uma boneca personalizada, escolhendo desde a aparência até o detalhe do sapato. E ainda por cima, podem levar a boneca criada por elas para casa, em uma sacolinha personalizadíssima! - É um sonhooo!



O projeto da Slade incluiu tanto exterior como interior, além de todo o detalhamento interno da loja, como luminárias, mobiliários, etc, com destaque para a imensa fachada rosa transparente que combina referências de embalagens de produtos, artes decorativas, moda e iconografia arquitetônica para criar uma identidade moderna, expressando a vanguarda e história da Barbie.


A fachada é feita de 2 camadas: uma de policarbonato translúcido nos painéis interiores e outra,externa, de painéis de vidro com impressões de texturas entrelaçadas. Os designers da empresa BIG colaboraram no projeto, criando os gráficos finais da fachada. As duas camadas se reforçam mutuamente em uma interação dinâmica de reflexão, sombra e distorção.


Ao entrar na loja, os visitantes são envolvidos pelas superfícies peroladas e curvilíneas do lobby, que os guiam até um tubo rosa-pink da escada rolante que leva ao andar principal de pé-direito duplo.





O elemento destaque de toda a loja é a escadaria em espiral de 3 andares, envolvida por um cilindro transparente onde estão dispotas 800 bonecas Barbie. Literamente, a escada e as bonecas representam o núcleo da loja, que funciona em torno da Barbie. A escada conecta 3 andares de loja de vendas: o andar da mulher (onde estão disponíveis para venda roupas, acessórios, sapatos, e cosméticos da Barbie para mulheres), o andar das bonecas (com as bonecas para vender, o design center, acessórios, livros, etc) e o andar das crianças (com roupas, sapatos e acessórios da Barbie para as meninas se empiriquitarem!! )




No último andar está o restaurante e gelato bar que conta com uma decoração casa-de-boneca moderna e estilizada.







Por toda a loja, a Slade brincou com as diferentes escalas entre as bonecas, mulheres e crianças, que, segundo eles, o desejo era de reforçar o sentimento de juventude e possibilidades de um look completamente feminino (independente de idades) através da mistura de realidade e fantasia.

Pois é… mais uma loja como roteiro turístico! Mamãe-me-leva-pra-Shangai!!!

8 comentários:

  1. eu adoro a barbie e minha preferida
    boneca adoro ela senpre vou gosta
    dela tenho meu quarto inteirinho da
    barbie não registro issoo
    gosto munto dela:
    vocÊ gosta da barbie eu gosto
    se voce não gosta não posso fazer
    nada tá rpz....

    ResponderExcluir
  2. AMOOR ameii o seu post sobre a Barbie,èer muito LINDO velhoo essa casa da BARBIE ameii ( ee olha que nem sou muito apegada com a BARBIE viuu ?) amoor me seguee no meu BLOG : http://wwwteenmoda-quel.blogspot.com/ (OBRIGADOO) __

    ResponderExcluir
  3. Realmente a casa é linda ;D
    Já estamos seguindo. Beijinho cor-de-rosa ;*

    ResponderExcluir
  4. É mto linda de verdade! Pena q fik longe! Parabens por sua pesquisa, é melhor pq algumas pessoas ja querem ir para Shangai graças ao seu blog que mostrou este super conteudo, meus parabens!Continue sempre mostrando conteudos empolgadores da barbie, pois ja sei onde procurar:Barbie News, e sempre vou deixar um comentario, ok? bju

    ResponderExcluir
  5. eu so fanatica
    pela barbie
    ela
    é minha preferida
    eu tenho um quarto só dela
    hshashahshahshahshahsha
    forever.
    bjs cor-de-rosa

    ResponderExcluir
  6. eu tenho 10 anos e sou fanatica bela barbie,no meu aniversario ganhei o aviao da barbie.
    parabens.

    ResponderExcluir
  7. aaaaaaaaaaaaa , quee sonho - Tenho 14 anos , mais a minha infância inteira foi resumida na Barbie , tenho 14 anos , mais ainda sou apaiixonada nessa boneca , tenho mais de 30 - e uma casa dela *-*

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails